Voltar


Não Troque o Oleo da Transmissão Sem Antes Ler!


Não Troque o Oleo da Transmissão Sem Antes Ler!

Visão geral sobre troca do óleo do câmbio

A troca do óleo do câmbio contempla a retirada do óleo gasto com densidade ou viscosidade diferente do recomendado pelo fabricante e a aplicação do óleo novo. O óleo do câmbio é responsável pela lubrificação da caixa de câmbio do carro garantindo o engate e desengate correto das marchas.

Em veículos com câmbio automático, esse fluido ainda é responsável pela transmissão de força do motor para as rodas, sendo vital para o funcionamento do veículo.

O momento certo para fazer troca do óleo do câmbio

O óleo do câmbio deve ser trocado sempre que a densidade do fluido mudar devido ao uso. Isso ocorre em média a cada 80 mil km ou 8 anos em veículo com câmbio manual e a cada 50 mil km em veículos com câmbio automático, automatizado ou CVT.

Sintomas que indicam a necessidade de fazer troca do óleo do câmbio

Os principais sintomas que indicam a necessidade de troca do óleo do câmbio estão relacionados a piora de funcionamento das marchas do carro. Por exemplo:

  • Dificuldade para engatar e desengatar marchas.
  • Barulho durante as trocas de marchas.
  • Cheiro de queimado
  • Patinaçao
  • Trancos
  • Etc...

 

Problemas e riscos relacionados a não fazer troca do óleo do câmbio

Não trocar o óleo do câmbio quando necessário pode reduzir a vida útil dos componentes do sistema de transmissão como kit de embreagem e caixa de câmbio. Esses conjuntos de peças são fundamentais para o funcionamento do carro e tem alto custo de reparo.

Não trocar o óleo de câmbio é a principal causa de danos ao sistema de transmissão de carros com câmbio automático. Como esse câmbio tem um valor muito alto, às vezes um problema no câmbio pode comprometer todo o valor comercial do veículo.

Cuidados e recomendações sobre troca do óleo do câmbio

Verifique a especificidade do tipo de óleo de câmbio para o seu carro no manual do proprietário.

Apesar do compartimento do óleo de câmbio não ser muito grande, comportando até 8 litros de óleo em caso de veículos de grande porte, é normal que se gaste mais 20% de óleo para fazer a troca. Com a maquina garantindo seja feita 95% da troca do óleo.

Garantindo que o  óleo antigo foi totalmente expelido.

Preços para troca do óleo do câmbio

O preço de troca do óleo do câmbio pode variar de acordo com o modelo do veiculo e transmissao, da marca do óleo  e do preço da mão de obra

Para ter certeza do valor para troca do óleo do câmbio do seu veiculo solicite orçamentos  com um especialista da sua região.

 

Principais fabricantes de peças para troca do óleo do câmbio

Diversos fabricantes do mercado fornecem peças relacionadas a troca do óleo do câmbio. As peças oferecidas no mercado podem ser Genuínas, Originais ou Paralelas. As peças Genuínas são vendidas pela própria montadora com a marca própria e normalmente só podem ser compradas nas concessionárias. As peças Originais são idênticas às vendidas pelas montadoras mas com a marca da fabricante original que faz e vende as peças tanto para as montadoras como para o mercado. Já as Paralelas, são peças fabricadas e vendidas com a marca de todas as outras fabricantes que não a que vende essa peça para a montadora, portanto as peças paralelas podem ser de alta qualidade ou baixa qualidade, dependendo do fabricante..

A qualidade da peça é fundamental para garantir um bom serviço, por isso separamos alguns exemplos das principais marcas originais e paralelas de fornecedores relacionadas a troca do óleo do câmbio.

Veja alguns exemplos: Mobil, Motul , Texaco, Total, Elf, Eaton

 

 


Publicado em 2018-05-26